AdNews destaca 10 cases e21

Criatividade em transformação de negócios

A e21 nunca foi, em seus 35 anos de história, uma agência de publicidade em formatos tradicionais. A e21 é uma agência estratégica, totalmente orientada para resultados. Estamos aqui para fazer mais do que a realização de campanhas publicitárias.

A e21 existe para fazer a diferença no seu negócio e gerar sucessos empresariais. Conheça alguns dos nossos cases:

1 – BRANDING YARA

O DESAFIO

A pandemia chegou e travou nosso cotidiano, revirou nossa vida normal e afetou muito a economia mundial. Menos o agronegócio. Este continuou pulsando, independente das crises e dos altos e baixos do mercado. Num cenário assim, de muitas contradições, como mostrar que a YARA continuaria – como sempre o fez ao lado do homem do campo, levando conhecimento, fornecendo soluções e aplicando cada vez mais tecnologia em nutrição de plantas?

A TRANSFORMAÇÃO

A e21 criou um filme para TV aberta no break do Globo Rural (Rede Globo) e para ativação na internet com uma espécie de reafirmação do compromisso da marca com o agronegócio. Um manifesto de parceria, de fé no agricultor e de esperança para dias melhores. Foi a primeira manifestação da marca na TV aberta, falando com produtores de todo o Brasil. 

2 – BETTANIN PROMOCIONAL – LINHA MOPS

O DESAFIO

Noviça é uma das principais marcas da Bettanin, uma das líderes no segmento de utensílios de limpeza no país. A vassoura Noviça, líder no segmento, é quase uma “Lovemark” das donas de casa brasileiras. Mas nem todos os produtos da extensa linha de produtos da marca possuem o mesmo conhecimento por parte dos consumidores. Era preciso demonstrar a amplitude da oferta e despertar o desejo para alavancar a venda dos demais produtos da linha.

TRANSFORMAÇÃO

Tendo como carro-chefe a linha de “Mops” da marca Noviça, a e21 desenvolveu um conceito que passou a valorizar a praticidade dos produtos da linha. “Pense menos em sujeira, pense mais em você” foi o conceito da campanha multicanal que a e21 desenvolveu, tendo como endorser da marca a jornalista e apresentadora Chris Flores. O trabalho, que requereu grande esforço de planejamento e execução, começou através de um profundo estudo de personas brasileiras que cruzou hábitos e necessidades com o portfólio de ofertas da marca, demonstrando assim que as consumidoras poderiam encontrar produtos Noviça para cada uma de suas aspirações. Envolvendo TV aberta, PDV, esforço promocional, trade marketing e comunicação web, o projeto teve como resultado a superação de todos os objetivos de vendas para o período da campanha.

3 – KEPLER WEBER – 95 ANOS

O DESAFIO

A Kepler Weber é a marca líder na América do Sul em armazenagem e movimentação de grãos, sendo a mesma praticamente um sinônimo de silos. Reunindo robustez construtiva e inovação tecnológica, para muitas gerações de agricultores, ter um silo Kepler Weber na propriedade é projeto de uma vida. No momento em que a empresa estava completando 95 anos de história – uma longevidade que não é qualquer marca que alcança de forma sólida – era necessário resolver a seguinte equação: Como passar modernidade a uma marca quase centenária?

A TRANSFORMAÇÃO

A e21 criou uma série de ações ao longo do ano que buscam identificar nos pilares da marca os elementos que sintetizam tudo que a KW representa para o agronegócio brasileiro. Uma delas é a inovação. E foi de um jeito inovador que a e21 criou um vídeo em motion-graphics para contar destacar os princípios e valores que perpassam a história da Kepler Weber. Fugindo dos clichês, das fotos antigas e das evoluções tradicionais em formato de linha de tempo, a agência criou um storytelling diferente, através de ilustrações e traços pictóricos, dando mais poesia e movimento para essa história linda. 

4 – MASSEY FERGUSON – NOVO PORTFÓLIO

O DESAFIO

A Massey-Ferguson é uma das marcas líderes em máquinas e implementos agrícolas no Brasil. Dada sua enorme tradição de robustez e durabilidade ao longo dos anos, a marca percebia que aspectos de sua inovação e tecnologia não eram assim tão percebidos e valorizados pelo produtor brasileiro. E isso se agudizava com a chegada de novos players e a comoditização da tecnologia. Assim, como valorizar os avanços em toda a linha, sem perder a essência da marca?

TRANSFORMAÇÃO

A e21 foi ouvir os engenheiros e técnicos que trabalharam em cada projeto, de cada linha de produtos da Massey-Ferguson. Dessas conversas a e21 extraiu com eles os benefícios reais de cada produto, trazendo as vantagens competitivas de cada modelo de maneira tangível e clara. E embalou tudo isso em uma série de campanhas conceituais criativas – por produto – que enaltecem cada equipamento e cada benefício Massey-Ferguson, definindo uma estética e uma abordagem única no segmento no Brasil.

5 – GOTA LIMPA – REBRANDING

DESAFIO

A Gota Limpa é uma empresa regional que possui em seu portfólio mais de 200 produtos de limpeza. Mas embora a marca tenha 50 anos de mercado, sua presença nas gôndolas dos supermercados parecia ainda muito tímida. Como fazer com que a marca ganhasse mais relevância no ponto de venda? Como aumentar seu share num dos segmentos mais competitivos que existe? Como agregar valor, substituindo uma equação de “primeiro preço”, por uma visão de custo x benefícios?

TRANSFORMAÇÃO

Depois de uma extensa pesquisa, a e21 fez um rebranding da marca Gota Limpa, modernizando a marca e criando um novo padrão visual, orgânico, feminino, moderno, de grande punch no PDV. Esse padrão foi aplicado de maneira apropriada em cada uma das mais de 200 embalagens da marca. E para sustentar e legitimar a mudança, a e21 criou uma grande campanha multicanal focado nas soluções que facilitam a limpeza da casa, com o slogan “Tudo fica bem.” A ideia da campanha foi mostrar não o ato de limpar, mas a sensação que se tem com uma casa organizada, limpa e perfumada. Resultado: Mesmo num ano de uma crise sem precedentes, a marca cresceu cerca de 25% em faturamento, os produtos ganharam amplo destaque nas gôndolas dos supermercados refletindo em giro acelerado e na preferência dos consumidores. 

6 – MASSEY FERGUSON – LIVE? NÃO, SHOW!

DESAFIO

Como aumentar suas vendas num ano de crise? Como fazer com que consumidores se interessem pela marca sem depender de uma feira ou de eventos presenciais para falar de seus produtos? Como manter o Storytelling de tecnologia mesmo em uma Live? Esse foi o desafio que a Massey Ferguson enfrentou logo no início da pandemia, quando seu principal foco de relacionamento com seus clientes – as feiras setoriais – foram cortados?

TRANSFORMAÇÃO

Junto com a equipe de marketing da Massey, a e21 criou o Massey Show Live. Dois dias de eventos virtuais, com a apresentação das novidades da marca, com uma dinâmica multiplataforma, com gravações a partir de uma das fábricas da marca, no interior de São Paulo. A e21 criou todo o Storytelling da live, a argumentação estratégica, a landing-page, o visual-concept e todas as vinhetas e materiais de apoio, numa grande tour de force para a marca, num espaço de apenas 2 semanas. Para apresentar a live, foram chamados dois dos mais famosos apresentadores de programas de vendas pela tv no Brasil, Woody e Ciro Bottini. Com sua característica divertida e dinâmica, cada apresentador conduziu os consumidores durante os dois dias, realizando as vendas de máquinas, serviços Massey, consórcio e outras modalidades de financiamento (serviços financeiros). Os resultados? Show de exposição. Show de vendas. 

7 – THE PLACEMAKERS – LANÇAMENTO DE UM NOVO CONCEITO

DESAFIO

The Placemakers é uma das maiores marcas de mobiliário urbano do mundo, com sede na Itália. É responsável por desenvolver e criar soluções em conforto para as pessoas que transitam nas cidades, com muito design e funcionalidade. Possui em seu portfólio marcas com objetivos diferentes, como City Design, Metalco, Aluxa e Oficcina 1984. Como fazer com que essa marca seja percebida com essa grandiosidade também pelos consumidores brasileiros?

TRANSFORMAÇÃO

A e21 criou um projeto em ondas, atendendo a todos os públicos da empresa, desde representantes e equipes comerciais até arquitetos e consumidores finais. As soluções foram de base, com redefinição da arquitetura da marca, ferramentas de vendas, marketing de conteúdo, redes sociais e comunicação dirigida de marketing/produto. Os catálogos foram um caso à parte, pois a criação deles tanto se ateve à apresentação geral/conceitual da marca quanto à apresentação das soluções produto a produto. Só para o catálogo City Design, a equipe de design da e21 trabalhou durante 3 meses para desenvolver uma solução que contasse em suas mais de 400 páginas uma história interessante sobre design, racionalidade, funcionalidade e a vida nas cidades e como o design interfere diretamente na vida das pessoas. O resultado foi uma série de ferramentas de vendas que lançou as bases para uma nova percepção do mercado sobre a marca The Placemakers no Brasil, abrindo novas frentes de vendas junto aos públicos.

8 – MASSEY FERGUSON – COLHEITABILIDADE

DESAFIO

Como podemos criar relevância para as colheitadeiras da marca Massey Fergunson diante de players altamente competitivos? Como a marca pode iniciar uma conversa interessante, sem ser intrusiva, chata e impositiva? Como utilizar o próprio cliente numa mensagem altamente racional e vendedora?

TRANSFORMAÇÃO

Através de um monitoramento de grupos de WhatsApp, conseguimos capturar um áudio espontâneo de um agricultor, no qual ele fala detalhadamente das vantagens a longo prazo ao se escolher uma colheitadeira Massey-Ferguson frente à concorrência. No áudio, o produtor realiza cálculos financeiros de relativa complexidade, mas expondo seu ponto de vista de um jeito espontâneo, claro e simples. A partir desse depoimento, planejamento e criação da agência transformaram o áudio numa peça poderosa de divulgação da marca, com uma animação didática, leve e divertida. Esse conteúdo em vídeo se integrou perfeitamente ao conceito de “Colheitabilidade”, também criado pela e21 para a divulgação das vantagens tecnológicas das colheitadeiras da marca na campanha deste ano. O resultado foi um material de alto poder viral, com capacidade de compartilhamento imediato, sendo divulgado de maneira natural em cada vez mais e mais grupos pelo Brasil afora. 

9 – AgroEAD – UM NOVO NEGÓCIO

DESAFIO

A e21 tem larga experiência no marketing para o agronegócio, com clientes e marcas compondo um núcleo estratégico desde 2008 na agência. Essa experiência gerou relações sólidas com parceiros de alta reputação nesse segmento de mercado. E essas parcerias, por sua vez, geraram a possibilidade de um novo negócio. Assim, associada ao Portal AGROLINK – um dos maiores e mais respeitados do Agronegócio Nacional – e do I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio), a primeira instituição de educação especializada no agribusiness brasileiro, surgiu a iniciativa do AgroEAD, uma academia de conhecimento para o segmento econômico que mais se desenvolve na economia brasileira. E como lançar esse projeto?

TRANSFORMAÇÃO

Para o lançamento mercadológico dessa nova startup de ensino à distância com ênfase na qualificação de produtores rurais em suas técnicas de gestão, a agência desenvolveu tudo, absolutamente do zero, desde a logomarca e a programação visual da empresa, até a política de divulgação da empresa e dos cursos.

10 – FEMAMA – #PERGUNTAPRAELA

DESAFIO

A FEMAMA é uma organização sem fins econômicos que trabalha, há 14 anos, para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Além disso, luta por mais acesso a diagnósticos e tratamentos ágeis e adequados para a população. Responsável por trazer de forma organizada o Outubro Rosa para o país e tornar a campanha uma data marcante no calendário brasileiro, neste ano, a FEMAMA pretendeu desmistificar o câncer de mama e incentivar o diagnóstico precoce com uma campanha que tirasse o Outubro Rosa de somente uma quase “data promocional obrigatória” para ações concretas e efetivas.

TRANSFORMAÇÃO

Criada de forma voluntária pela e21 a campanha “3 perguntas que salvam #perguntapraela” que foi lançada em live especial no dia 1º de outubro. A campanha desse ano vai além das mulheres: busca envolver toda a sociedade e expandir a conversa a partir de uma atitude prática fazendo as “3 perguntas que salvam” para as mulheres que amam. Por isso, a hashtag escolhida para assinar foi #perguntapraela. Para marcar o lançamento oficial da campanha, a FEMAMA realizou um grande evento virtual, com apresentação de Patrícia Mellodi, direção de Márcio Trigo e participação de nomes importantes da música e das artes. Entre eles, Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Tom Cavalcante, Leandro Hassum, Gustavo Mendes, Elisa Lucinda, Marina Elali e Ana Costa. Falar em resultados ainda é precoce, mas vale destacar o depoimento da Dra. Maira Caleffi, mastologista e presidente voluntária da FEMAMA: “Durante 11 anos de campanha de Outubro Rosa, promovemos informação e conhecimento sobre o que é o câncer de mama, mas isso ainda não despertou a necessidade de buscar um acompanhamento médico anual. Por isso, neste ano, nossa campanha estimula a atitude e ação para criar uma cultura de autocuidado e diagnóstico precoce. É com atitudes assim que conseguiremos salvar milhares de mães, esposas, filhas e amigas queridas”. 

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