Como evoluir o posicionamento de uma marca após um case vencedor?

A Massey Ferguson é uma lovemark do agronegócio no Brasil. Uma marca que tem uma relação muito forte com os brasileiros, reconhecida por ter produtos duráveis e confiáveis. Depois de algumas pesquisas, a e21 percebeu que a marca havia perdido um pouco de sua participação de mercado por não ter conseguido passar uma imagem de tecnologia muito forte.

Ao mesmo tempo, a marca estava preparando a maior safra de lançamentos da sua história, mais de cem ao todo. E com grandes avanços tecnológicos em cada um deles. Era preciso recuperar a confiança do agricultor na capacidade da Massey Ferguson de se reinventar.

A campanha de 2016, Pulsa Forte No Campo, foi um marco na história da Massey Ferguson. De alguma maneira, aquele significado de tecnologia foi se perdendo ao longo dos anos. E era preciso recuperar todo aquele sinal de marca. 

A equipe de planejamento da e21 reuniu os engenheiros e a equipe comercial num grande workshop, de onde saíram as principais percepções sobre a marca. Foi ali que tiramos insights para reposicionar a Massey Ferguson no segmento. O desafio foi identificar na confiança o mote principal do novo posicionamento, sem destruir o que já havia sido construído, mas também mandar um sinal de que a marca estava se renovando.

A ideia foi chamar a atenção de todos para acreditar na força do campo e da agricultura brasileira. E que a marca estaria pronta para responder a quem acreditasse que era possível ser ainda mais produtivo. Criamos um filme belíssimo sobre os personagens e as dúvidas que cada um tem sobre os desafios do campo e como a marca responde a cada um desses desafios. E criamos um novo conceito: Quem acredita faz com o coração.

Lançamos tudo isso num esforço omnichannel na maior feira do setor, a Agrishow, com ações de ativação no estande da marca, com os revendedores, equipe comercial e sustentamos tudo isso nas plataformas digitais da Massey Ferguson.