Decálogo da Crise e21: os 10 mandamentos para enfrentar as dificuldades e sair fortalecido dessa crise

Com as restrições de deslocamento impostas, a “paralisação” econômica dos mais diversos setores do mercado fez com que empresários do mundo todo tenham buscado maneiras inovadoras de manter seus negócios na ativa e minimizar os impactos do novo coronavírus. 

Como estímulo a essa postura, eis o Decálogo da Crise e21, os 10 mandamentos para enfrentar as dificuldades e sair fortalecido dessa crise.

1. Isolado sim. Parado, nunca.

O mercado não perdoa quem fica parado. Encontre novas formas de continuar se posicionando e levando seu produto ou serviço a quem interessa.

2. O mundo não acaba em 2020.

Por mais que os resultados estejam complicados a curto prazo, a vida segue. Essa é a hora de repensar estratégias e planejar o futuro que você dará a sua empresa.

3. Se você está somente economizando no papel higiênico e no cafezinho, vá ao oculista.

Quem administra preocupado somente em cortar custos, foca no cisco no olho e não na montanha. Enxergar o todo é essencial em qualquer momento, ainda mais nesse. Cuidado com a miopia

4. Experimente, tente, invente. Ninguém está disposto a julgar quem faz diferente.

Sabe aquelas ideias malucas que arquivadas que ficaram pra trás? Essa é a hora de fazer uma visita.

5. É quando o rio seca que aparecem as pedras que estavam no fundo.

Aproveite o momento para limpar o caminho. Reveja os passos da sua empresa e quem continua no barco com você até nessas horas difíceis.

6. Crise nem sempre é para todos.

Há quem está se reposicionando e ganhando (muito) dinheiro nessa crise. E você, já parou para pensar nas oportunidades que tem deixado passar?

7. Crise é para gente grande.

Quem pensa pequeno, não sai dela. Expanda sua visão de mercado, organize seu negócio e formule novas ideias para aproveitar esse momento único.

8. Crise é para os fortes. Ou melhor, para marcas fortes.

Na crise, o consumidor não quer errar na escolha. Por isso, as marcas fortes e confiáveis são as últimas a entrar em crise e as primeiras a sair dela.

9. Toda crise é atípica. Ótimo.

Esqueça fórmulas. Esqueça gurus. Ninguém viveu uma crise como essa, e isso é uma vantagem, acredite. É hora de fazer acontecer.

10. Não siga os passos dos outros.

Tem muita gente mal na foto, tomando as decisões mais equivocadas no seu segmento. Seus clientes estão em casa, mas continuam de olho. Aproveite.