Reflexão Estratégica

Com tantas mudanças acontecendo de forma tão drástica e disruptiva nos cenários hipercompetitivos de hoje, muitas empresas precisam de um processo rápido, consistente e objetivo para conseguir transformar o seu planejamento empresarial vigente em diferencial competitivo.

Essa é a Reflexão Estratégica

Um projeto de redefinições de atuação no mercado, que parte da premissa que ela quer – e necessita – potencializar ao máximo seus recursos existentes, aprofundando a relação com seus clientes e consumidores e exercitando de forma máxima a equação “entender para atender”.

O objetivo aqui é visualizar a atual situação de atuação da empresa (como a atuação da empresa é percebido hoje) e vislumbrar a sua futura posição de atuação dentro de seu mercado (o que ela deve – e pode – ser) num curto espaço de tempo e com a disponibilidade de um mínimo de recursos investidos.

De forma geral, podemos dividir a análise em três grandes frentes:

  1. Percepção da marca;
  2. Atuação Comercial na Cadeia de valor;
  3. Quick-Fix Comercial de de Marketing;

O trabalho a ser realizado busca rever o relacionamento com os clientes, desempenho do time de vendas e sua cobertura de mercado.

Este processo de reflexão e análise nos permite identificar áreas com potencial de desenvolvimento e, a partir disto, elaborar um Plano de Trabalho para gerar valor para a empresa e alavancar seus resultados. 

A nossa abordagem é dividida em 4 ondas, às quais referem-se aos diferentes momentos detalhadas nos tópicos a seguir.

Montagem do Conteúdo Estratégico em Análises Instantâneas

Sob o formato de workshops colaborativos, reunimos o máximo de informações a partir do rastreamento e compilação de dados existentes na empresa.

Além disso, trabalhamos sobre elas de maneira intensa e participativa com os principais executivos da organização.

O processo avança com a análise do modelo comercial atual, o qual é parametrizado através da Régua Comercial – metodologia desenvolvida pela equipe da R.O.C. – permitindo uma avaliação objetiva do desempenho atual, com um olhar rápido e consistente em 360° sobre toda a estrutura comercial da empresa.

O próximo passo é entender o segmento no qual a empresa está inserida. Para tal, montamos um dossiê competitive com informações fundamentais que servem de subsídio para definirmos os redirecionamentos estratégicos da empresa.

Dessa forma, podemos responder perguntas como “quem somos” e “onde estamos”, questionamentos centrais para a definição de “para onde vamos”.

As etapas desenvolvidas ao longo da Reflexão Estratégica visam lançar as bases de um novo mapa de transformação da empresa totalmente construído em conjunto com as lideranças.

Nosso objetivo é gerar um novo valor para marca mas, acima de tudo, alavancar a área de vendas, alçando a empresa a um novo patamar comercial. Para isso, desenvolvemos planos de ação específicos para cada um dos desafios identificados, com abertura por canal de distribuição e segmentos de mercado, além de fornecer ferramentas para acompanhamento do desempenho da área comercial e monitoramento dos objetivos propostos.

Isso reforça uma cultura de administração técnica baseada em dados e informações.

O prazo de realização de uma Reflexão Estratégica raramente é superior a 90 dias, ganhando velocidade, profundidade e assertividade quanto mais colaborativa e co-critiva ela é.