e21 comemora (com vinho brasileiro) um novo momento de consumo de uma bebida moderna e múltipla como nossa gente
Uma pesquisa inédita no país, revelada em 1º de junho – Dia do Vinho Brasileiro – e publicada em diversos órgãos de imprensa no país, revela o crescimento e a consolidação do vinho nacional entre públicos estratégicos.
O levantamento nacional foi realizado pelo Instituto MDA Pesquisa em parceria com o Consevitis-RS e o Sebrae Nacional e mostra que o vinho brasileiro conquista cada vez mais espaço no cotidiano dos consumidores, especialmente entre jovens, mulheres e pessoas com maior escolaridade e renda.
A amostra
O estudo ouviu 1.709 consumidores de bebidas alcoólicas entre 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, com resultados que indicam um cenário positivo para o setor vitivinícola.
Principais achados
- 70% dos entrevistados consumiram vinho brasileiro nos últimos seis meses.
- 66% realizaram compras de vinho nacional no mesmo período.
- O vinho é a segunda bebida alcoólica preferida no país, com 33% da preferência, ficando atrás apenas da cerveja.
- O consumo é mais expressivo entre mulheres, jovens de 18 a 24 anos, pessoas com ensino superior completo e renda superior a cinco salários mínimos.
- A pesquisa revela que 68,5% dos entrevistados compraram vinho nos últimos três meses, com mais da metade (52%) consumindo a bebida diariamente ou semanalmente.
- O tipo suave é mais consumido por mulheres jovens (63%).
A e21 e o vinho brasileiro
Esses resultados é a maior recompensa que uma agência pode receber, depois de anos com projetos que buscaram quebrar barreiras e derrubar preconceitos quanto ao vinho brasileiro.
A primeira campanha: Uvibra
Para a UVIBRA – União Brasileira de Vitivinicultura, lá em 2020, lançamos a primeira campanha para o vinho brasileiro. O tema: “O vinho pode tudo. E tudo pede vinho.” A lógica criativa era clara: Desmistificar e simplificar o consumo, trazendo a bebida para a realidade e dia-a-dia do brasileiro. O visual procurava ser claro e inclusivo. O apelo era simples e efetivo: Estamos diante de uma bebida que pode – e deve – ser, sim, universal.
Esses 3 anúncios da campanha deixam isso bem claro.



Clique aqui para ver o filme da campanha.
Novos rumos. Novos públicos.
Já em 2024, fruto de uma pesquisa realizada pelo consultor Marcello Beltrand, o CONSEVITIS-RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul – decidiu dar um passo além na busca de novos públicos e consumidores e foi atrás de um público que se iniciava no consumo da bebida, principalmente em suas versões mais suaves, frutadas, excelentes para serem consumidas mais geladas. O conceito “Vai de vinho brasileiro”, explorava de forma leve um novo hábito de consumo, exatamente como explicitado nesses 3 anúncios.



As campanhas
Claro que os esforços foram bem além de anúncios, pois toda uma campanha digital foi desenvolvida durante um ano com várias fases, várias iniciativas, vários influenciadores, um grande projeto de mídia OOH, presença em festas e eventos, e muita coisa mais. Importante: Agora, em 2025, os esforços seguem, revelando consistência e coerência no movimento estratégico.
O resultado
Bem, esperamos sinceramente, em nome dos clientes que defendemos, ter contribuído para uma profunda mudança na visão de um produto anteriormente considerado elitizado e complicado e, hoje, muito mais percebido como democrático e acessível.
A pesquisa mostra isso. Mas não mostra o quanto estamos felizes e orgulhosos por esse resultado.
Clique aqui para ver o case da campanha.
Clique aqui para ver o filme da campanha.