Artigo

e21 vai promover a revitalização de uma marca de referência na saúde gaúcha: Instituto de cardiologia.

O Instituto de Cardiologia foi criado em 1946 pelo Governo do Estado como um ambulatório da Secretaria da Saúde. Em 1966, a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) foi fundada e passou a administrar o Instituto de Cardiologia. Assim, construiu uma trajetória de marcos significativos na área da cardiologia, sendo considerado uma referência nacional na área cardiovascular por uma série de motivos históricos, técnicos e científicos. 


Sua trajetória de quase 60 anos revela uma postura de pioneirismo, pesquisa e inovação, tendo realizado sua primeira cirurgia cardíaca do estado, a primeira cirurgia de ponte de safena, o primeiro transplante cardíaco do Rio Grande do Sul, a primeira angioplastia coronariana e a retomada dos transplantes cardíacos no Brasil em 1984.


O INSTITUTO DE CARDIOLOGIA atua tanto no atendimento a pacientes de convênios, quanto no atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo ampla cobertura em procedimentos de alta complexidade.


Em paralelo, a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), gestora vinculada ao instituto, promove pesquisa, ensino e capacitação contínua, formando profissionais permanentemente e sendo sede de programas de residência médica e multiprofissional reconhecidos nacionalmente.


É um centro de pesquisa clínica reconhecido, com produção científica relevante e parcerias com renomadas instituições de saúde, participando de ensaios clínicos internacionais sobre tratamentos cardiovasculares de ponta.


É uma marca de amplo reconhecimento público e governamental, sendo repetidamente citado por autoridades e especialistas como referência em cardiologia no Brasil.


A crise


O INSTITUTO DE CARDIOLOGIA de Porto Alegre enfrentou recentemente diversos desafios de ordem administrativo-financeira que impactaram suas operações exigindo uma tomada de decisões que privilegiaram a sobrevivência da instituição acima de tudo.


Hoje, passado o período de maior turbulência, é necessário que todas as iniciativas que refletem os esforços contínuos para superar os desafios no sentido de aprimorar o atendimento à população, sejam profundamente valorizadas e trabalhadas.


É hora do INSTITUTO DE CARDIOLOGIA reassumir seu lugar na mente e no coração da população gaúcha, como uma instituição forte, atuante, moderna, verdadeira referência no setor em que atua.


É esse o desafio que a e21 tem a partir de agora.


Revitalizar uma marca de absoluta referência.


A e21 vai trabalhar para estabelecer uma nova narrativa visando a revitalização da marca INSTITUTO DE CARDIOLOGIA trabalhando sobre as definições conceituais e estruturais de sua atuação qualificada, especialista, ampla e inclusiva, tangibilizando esses princípios em ações integradas de marketing.


“Ao redefinirmos o storytelling da entidade, revelaremos que o processo de recuperação não é somente um fato isolado, mas é um processo sólido e contínuo. Assim vamos mostrar de maneira clara, todo o ecossistema de ações que marcam a atuação verdadeira da INSTITUTO DE CARDIOLOGIA, destacando seu propósito, seus impressionantes dados de atuação e toda sua estrutura única.


Estamos considerando esse, mais do que um simples projeto, um trabalho de verdadeiro impacto social.” – Destaca Luciano Vignoli – Diretor-Presidente e de Planejamento da e21.


e21 já em operação para o INSTITUTO DE CARDIOLOGIA


Os primeiros movimentos nessa nova etapa de marca incluem uma nova produção de campanha – fotos, vídeos, coleta de dados, etc. – capaz de permitir um relançamento consistente da marca, com ações de comunicação interna, de mídia e todo um projeto de comunicação para as redes sociais, além de um novo site e comunicação de mídia.