Artigo

Recalculando rotas: Consevitis

O setor vitivinícola representa mais de 2% do PIB do estado do Rio Grande do Sul, movimentando também a economia gaúcha através do enoturismo e da enogastronomia. Esse setor é representado por mais de 12 mil propriedades e 400 mil hectares de produção, envolvendo mais de 60 mil agricultores familiares e mais de 550 vinícolas e cooperativas.

A vitivinicultura gaúcha, portanto, não só gera emprego e renda, mas também preserva a tradição e a cultura, conectando produtores, vinícolas, comércio, turismo, eventos, hotelaria e gastronomia.

O MOMENTO

Em meio às mais graves catástrofes naturais que esse país já viu, o setor que tanto movimenta a economia do nosso estado pede auxílio na sua reconstrução. O CONSEVITIS-RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul – entidade que trabalha para a manutenção e promoção do setor vitivinícola do estado, não poderia ficar de fora e assume uma posição de protagonista nessa busca de ajuda. Para isso, em parceria com a e21, criou uma campanha para incentivo ao consumo de produtos gaúchos.

A IDEIA CENTRAL

Através de um selo de identificação, quase um selo de origem, foi disponibilizado para todas as vinícolas parceiras a possibilidade de sensibilizar os consumidores de todo o Brasil no sentido de ajudar os produtores do Rio Grande do Sul a preservar emprego e renda, optando por esses produtos em detrimento de, eventualmente, produtos importados.

Esse é o selo de identificação gerado pelo CONSEVITIS/RS para os produtores gaúchos.

Um exemplo de aplicação do selo em produtos gaúchos:

A campanha além do selo:

Filme criado para a campanha
https://www.youtube.com/embed/o61WlLTkfbA?si=pEzt_U1nDVGi_II3

O conceito criativo do projeto veio da essência gaúcha, utilizando parte da música Querência Amada, do grande artista histórico Teixeirinha – um verdadeiro hino extra-oficial do estado – que faz referências claras ao significado da produção de vinhos por aqui.

Um trecho altamente aderente à necessidade e realidade da campanha de “Querência Amada” foi utilizado como base conceitual do projeto.

“Querência amada dos parreirais

Da uva vem o vinho

Do povo vem o carinho

Bondade nunca é demais”

A campanha foi materializada em um filme de 90″ com amplo impulsionamento na web, além de uma versão de 30″ para televisão e uma carta aberta do produtor para o consumidor. O vídeo traz cenas de todo o processo da produção de vinho e derivados de uva, de seu plantio até o produto chegar na mesa do consumidor. A carta aberta retrata um pedido de ajuda ao povo brasileiro para a reconstrução do setor e estado.

A campanha também atinge os pontos-de-venda, com a criação de materiais diversificados, como testeiras stoppers e wobblers que ajudam o consumidor a identificar produtos que são originados no Rio Grande do Sul.