
14 out 10 dicas infalíveis para tornar a sua comunicação digital profundamente irrelevante.
Se você anda desesperado para utilizar todo o potencial da web na destruição
da imagem do seu negócio, pergunte-me como!!!
Pense conosco: Por que tanta marca busca (ok, ok, meio que
inconscientemente) construir na web a ideia de que sua grande empresa (sua
grande marca) não passa de um negócio e de uma marca medíocre?
Como diz um cliente nosso: Parece que as Redes Sociais viraram o
“Espaço-Kids” das marcas…
Se você quiser realmente aproveitar todo o potencial da web para destruir a
imagem do seu negócio, ou melhor, para construir a ideia de que sua grande
empresa (e marca) é um negócio mediano, siga esses 10 passos seguros para o
ostracismo, o desvalor, o constrangimento e o fim de sua marca.
1 – Banalize a qualidade do conteúdo
Poste qualquer coisa que lhe passe na cabeça. Aniversário do Presidente.
Botãozinho novo na sua nova máquina. Páscoa dos funcionários (se alguém
estiver de orelhinhas, melhor). Palestra interna de sustentabilidade. Enfim,
caiu na rede é conteúdo. Poste, poste, poste, crie uma confusão mental no
mercado a respeito de seu foco, de sua diferenciação e de seu valor. Poste,
poste, poste. Fale muito de você mesmo. Como você é lega. Como seus produtos
são bons. Esqueça o que eles fazem pelo cliente. Só mostre-os. O mundo vai
cair a seus pés… Poste. Poste. Poste. Tenha uma meta. Um post por dia. Ou
um na segunda, na quarta e na sexta. Ou terça e quinta. Não importa. Ninguém
dá a menor pelota pra isso na sua “audiência”. Mediocrize. Qualquer um
redige conteúdo. Posicionamento? Diferenciação competitiva? Não importa.
Somente poste, poste, poste.
2 – Economize em produção
Compre um celular desses de propaganda na televisão e entregue para alguém
bem bom nisso de postar. Alguém que saque tudo de filtros. Assim, sua imagem
corporativa de marca vai seguir a máxima de que a estética corresponde à
ética. Ou seja, visual pobre em produção é igual a empresa pobre em
produtos. Empresa pobre em produtos é pobre em reputação e valor.
3 – Engane-se com o tal de engajamento
6 curtidas. Ou 60. Que show. Não importa se é todo o departamento de
marketing curtindo ou a mãe de menina do marketing e suas amigas. Mostre os
gráficos pros acionistas. Estampe os dashboards em releases. Comemore os
recordes de acesso. E vibre com sua empresa competindo com ela mesma pra ver
quantas voltas ela é capaz de dar em torno do seu umbigo.
4 – Dê migalhas para impulsionamento
Web é barata. Se faz com pouca grana. Uns trocos e deu! Daí o pessoal se
mata e traz mais relatórios, mais gráficos, todos provando que o alcance foi
incrível. (Que alcance é esse que nada repercute do que a gente faz, você
poderia pensar…).
5 – Exagere um pouquinho as ações para sua equipe de vendas
Diga-lhes que a web é realidade. Que o marketing esse ano vai bombar. Que
vai ter um post por dia. Ou um nas segundas, quartas e sextas, não importa
(ver item 1). Que 4 (quatro!) pessoas ligaram diretamente atrás do seu
produto. Mostre os gráficos do item 3. Motive-os mostrando que o fato deles
não enxergarem as suas ações de marca/marketing é culpa deles!!! Ou, melhor
ainda, diga que o marketing tá certo de novo, pois eles – vamos & venhamos –
não são seu público-alvo…
6 – Crie um padrão imutável – de preferência, medíocre – nos posts
Fica fácil pra todo mundo. Qualquer aprendiz reproduz. Crie um manual.
Pasteurize sua comunicação. Mediocrize sua imagem. Fica bonitinho. Tudo
igual. Basta correr o feed que vai estar tudo lá, tudo soldadinho, todos os
posts bem iguaizinhos. Que orgulho!
7 – Transforme seu pessoal em atores da Globo
Eles são ótimos de vídeo. Só não foram descobertos, ainda. Filme-os no
celular. Vai ficar excelente… Não corrija os erros de concordância nem a
pronúncia daquela palavrinha em inglês. Afinal Management by Knowledge
ninguém quer saber mesmo o que significa. Quanto mais natural, melhor. Fica
mais… natural. E, assim, mais amadorismo você passa em suas mensagens. Dá
uma ideia de artesanal, talvez, pra sua marca. Marca simplesinha, sem valor?
8 – Parabenize tudo. Comemore tudo.
Dia da samambaia. Da Jaboticaba. Do urso panda. Comemore! Dia da Emancipação
de Pirombeira da Serra! Parabenize! Bote uma foto qualquer, um banco de
imagens. Todo mundo adora samambaia. Ou jaboticaba. Tem orgulho de sua
cidade. Festeje. Comemore. Grande receita para o microsucesso. Marcas
pequenas se fazem assim!
9 – Todo mundo dá ideias. E a gente aproveita todas!
Ambiente colaborativo não tá na moda? Então! Incentive qualquer um a
colaborar. Planejamento? Branding? Pra que? Vale tudo: Quiz; Receitas de
Bolo; TBT; Vídeos do departamento; Fotos pobres de produto; Dancinhas;
Dancinhas? Sim, dancinhas…
10 – Faça dancinhas
Uma marca como a sua, uma história como a sua, uma empresa como a sua, e…
criando dancinhas. O que mais podemos dizer?
Pra concluir:
Responda:
Você é o que você publica?
Você tem orgulho de seu feed?
Você, se fosse cliente, sentiria que é bom fazer negócios com você?
Que sua comunicação digital deixa isso claro?
Fuja das soluções médias, medianas, medíocres.
Relembre:
Que o princípio fundamental do marketing é que ninguém deseja aquilo que não conhece e não admira.
Que o foco verdadeiro de comunicação de marca é valor & diferenciação.
Que comunicação Digital não é lugar para amadores. E nem pra pensar pequeno.
Visite www.e21.com.br
Lá você verá uma empresa que defende a ideia de que marcas fortes são o
último diferencial competitivo do mundo atual. E de que construí-las não é
brincadeira de criança…