
22 jul Como a leitura de dados, unida a um processo criativo estratégico, fizeram a diferença na nova fase da campanha da e21 para o Automower® da Husqvarna.
Depois do sucesso das campanhas utilizando astros como Rodrigo Hilbert, Thaís Fersoza e Sheron Menezzes (e com absoluto sucesso) o Automower®, o robô cortador de grama da Husqvarna, segue em alta com uma nova fase de comunicação.
Na fase anterior da campanha, para iniciar a conversa com o mercado, foi explorado alguns dos principais diferenciais do produto, como a autonomia e a comodidade absoluta para o consumidor. Já a nova fase da campanha agora passa a explorar em detalhes as demais características e benefícios do equipamento. Detalhes como a operação silenciosa e sem fumaça e o corte de grama contínuo e diferenciado que garantem um gramado perfeito são algumas das funcionalidades que o planejamento da campanha buscou evidenciar, ampliando a compreensão de benefícios do produto.
“O objetivo inicial era gerar awareness para o fato da Husqvarna estar trazendo ao mercado um robô que corta sua grama e, ao mesmo tempo, destacar o pioneirismo tecnológico da marca. Agora, focamos um pouco mais fundo nas características e diferenciais do Automower® fatores que geram um amplo conjunto de benefícios ao consumidor”, – comenta Melissa Iaione, Gerente de Marketing LATAM da Husqvarna
Neste sentido, a e21 reuniu dados de consumidores em relação a quais seriam os gatilhos motivadores para a compra desse tipo de produto altamente tecnológico.
Nas tagclouds surgiram elementos importantes de comportamento, como “exclusividade”, “tendência” e até “conforto”. E foram justamente esses elementos que guiaram as equipes criativas da Agência, para o desenvolvimento de dezenas de roteiros e ideias.
“Com as ferramentas digitais, pudemos ser mais assertivos nos caminhos a serem trilhados pela criação. Isso nos levou à seleção de quase 20 roteiros envolvendo esses sentimentos. Apresentamos 11 deles ao cliente, que junto com a Agência, selecionou 3 para serem produzidos num primeiro momento”, afirma Fernando Garros, Diretor de Criação da e21.
O ponto comum, que une todas as ideias, é o fato de que, a partir de agora, nesse mundo pós-pandêmico, o novo normal será realizar a manutenção das áreas verdes com os robôs da Husqvarna. Desse modo, chegamos ao conceito:
“Automower®. Agora, o normal é cuidar da grama assim”.
O filme “Vizinhos” é o primeiro dessa nova campanha. Ele mostra um casal (não exatamente muito “normal”) que fica obcecado em descobrir quem corta a grama do vizinho (sempre mais verde), já que não ouviam nenhum barulho nem nunca enxergavam alguém trabalhando. Confira o filme na íntegra:
O segundo filme revela o amor platônico entre um robô-aspirador de pó e o Automower. Assim que o produto da Husqvarna chega numa residência, o aspirador de pó se apaixona por ele e tenta imitar seus movimentos, mas tudo é em vão. Assista ao filme completo:
Esses vídeos já quebraram recordes de audiência. E seguem quebrando recordes de vendas.
Com um projeto de ativação digital bastante estratégico, juntos, os dois filmes já ultrapassaram os 4 milhões de views no YouTube, tornando-se uma campanha de muito sucesso entre as ações da marca na América Latina..
Juntamente aos filmes, a campanha ainda teve toda uma trilha de conteúdo desenvolvida pela e21 para redes sociais e plataformas digitais com mais de 200 peças entre GIFs, vídeos, carrosséis e banners.
“Trabalhar de forma integrada e com ajuda dos dados é a forma mais inteligente de construir uma comunicação que envolva de verdade o consumidor em diferentes pontos de contato ao longo de sua jornada. Por isso, sempre criamos pensando em expandir o storytelling para várias plataformas”, diz Daniel Ramos, também Diretor de Criação da e21.
Os resultados em vendas, que é o que mais importa, seguem em alta. E, em função deles, o case Automower® se tornou referência da Husqvarna no Brasil para o desenvolvimento de outras campanhas e produtos de seu amplo portfólio de soluções.