Escola Mario Quintana comemora o ano de 2023, um ano de rebranding com foco em resultados.
A Escola Mario Quintana (EMQ) é uma instituição referência de ensino, em Pelotas e região. Desde fevereiro de 1995 quando abriu as portas, a Escola particular sempre buscou trabalhar com ensino qualificado, oferecendo uma estrutura completa em termos de recursos pedagógicos e de formação de seres humanos completos.
Para isso, conta com uma comunidade de profissionais engajados, sempre atualizados e atuantes num processo de ensino próximo e preocupado em potencializar cada aluno em seu futuro.
O Rebranding
Neste ano, a instituição passou por uma transformação em sua marca. Estratégica por realizar um processo de rebranding veio para alinhar ainda mais a marca às necessidades e expectativas de uma nova geração de alunos e pais.
Afinal, o mercado educacional está em constante evolução e a escola sentiu que era o momento certo para modernizar a identidade visual e a comunicação, tornando-as mais relevantes, atraentes e valorizando os diferenciais competitivos da instituição.
Uma nova marca representando os valores mais caros da instituição
Modernidade. Solidez. Diversidade. Multiplicidade. Dinamismo. Todas essas características da EMQ precisavam ser transmitidas em uma nova Programação Visual. O primero passo foi a modernização da marca-base.
Sem perder a identidade original, a marca sofreu uma evolução clara.
Um passo a mais
Mas, além desse processo a instituição foi mais além. Desenvolveu uma programação visual absolutamente completa, para uso nas mais diferentes situações, dando uma sensação de amplitude e diversidade:
A marca em suas variações significa a instituição em todas as suas frentes.
“O projeto de rebranding da Escola Mario Quintana repensou a mensagem de marca para focar mais no desenvolvimento integral do aluno, valorizando não apenas o aspecto acadêmico, mas também as habilidades socioemocionais. Na prática, introduzimos um novo sistema de marca que reflete uma linguagem mais moderna e inclusiva” – Comenta Yasmmin pessoa – Head de Atendimento da e21.
O novo sistema de marca permite um dinamismo múltiplo em suas aplicações
“Além disso, atualizamos o site para torná-lo mais interativo e fácil de navegar, oferecendo uma experiência melhor para estudantes e pais, e modernizamos toda a comunicação, desde uniformes até materiais de sinalização, tudo para refletir esse novo espírito da nova marca.” – Complementa Yasmmin.
O novo site permite uma experiência completa de navegação no conteúdo da EMQ.
Mas a mudança ficou somente no aspecto estético?
Em absoluto. Uma prova disso foi a inauguração do Centro Psicológico de Pesquisa e Extensão (CPPE) também como parte dessa transformação.
“O CPPE faz parte da transformação da Escola Mario Quintana e está em funcionamento desde junho do ano passado. A iniciativa, que é pioneira no Estado, partiu do nosso próprio fundador, o professor Carlos Valério, que identificou a importância no acompanhamento psicossocial de crianças.” – Comenta a psicóloga e coordenadora do Centro Psicológico de Pesquisa e Extensão (CPPE) da escola, Giovana Prestes. “O CPPE conta com uma equipe multiprofissional capacitada para acompanhar e orientar questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem, transtornos comportamentais, emocionais e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. Oferecemos à comunidade escolar um canal de comunicação diferenciado e integrativo, que trabalha diretamente com todas as coordenações e direções de ensino, acolhendo sugestões e possibilidades de intervenção para que família e escola possam atuar conjuntamente no desenvolvimento de nossos alunos.” – Finaliza Giovana
Atenção às necessidades do mercado sempre traz resultados
A campanha publicitária, desenvolvida pela e21, visando a obtenção de novas matrículas para 2024 baseou-se no conceito “Juntos somos melhores. Juntos somos Quintana”.
Clique aqui para acessar o filme da campanha
“A ideia foi destacar que a educação é uma jornada colaborativa que envolve alunos, professores e pais trabalhando juntos para alcançar o sucesso. O foco está em demonstrar como a colaboração e a comunidade são fundamentais na formação integral dos estudantes. Queremos mostrar que a Escola Mario Quintana não é apenas uma instituição de ensino, mas um espaço no qual todos são valorizados e têm um papel importante na educação.” – Comenta Daniel Ramos – Diretor de Criação da e21
Sâmea Gomes, responsável do Centro de Informação Escolar (CIE) da EMQ comenta os principais diferenciais da nova estratégia de marca e os benefícios para os alunos:
“Nossa abordagem pedagógica auxilia no desenvolvimento pleno dos estudantes. Somos a única escola da região Sul que oferece atendimento diferenciado em relação às questões de desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Trabalhamos com educação bilíngue desde o início da vida escolar e contamos com um ambiente amplo e bem equipado. Dessa forma, incentivamos a multidisciplinaridade esportiva, oportunizando aos nossos alunos a prática de diferentes modalidades. Dispomos também de amplas áreas verdes, onde podemos enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes, proporcionando uma maior conexão com o meio ambiente e a natureza.”
Resultados:
A Mario Quintana vive dias de equilíbrio entre um modelo maduro e consolidado e a modernização de métodos, de comunicação e de instalações. A instituição vai para 2024 com um número recorde de matrículas atingido a partir da campanha realizada pela e21 e de uma série de medidas tomadas pela escola num conceito claro de espiral positiva de desenvolvimento.
“Mas o resultado que importa pra Mario Quintana, de verdade, é nosso número de aprovações para o ingresso de nossos alunos nas mais renomadas organizações de ensino superior do estado” – Finaliza Sâmea.