QUANDO A PRATA DA CASA TRAZ O OURO.
O GRUPO VENCEDOR DO EFFIE COLLEGE BRASIL 2023 TEM 3 INTEGRANTES DA E21.
Criado pela Effie Worldwide e presente em mais de 55 países, o Effie Awards completa 54 anos em 2023.
O Effie é a única premiação internacional que consagra as grandes ideias que dão origem a estratégias de marketing e comunicação que alcançam resultados reais e tangíveis, premiando tanto as agências como também seus clientes.
A partir disso, foi criado o Effie College, a versão universitária da premiação que oportuniza aos estudantes a criarem e executarem planos de marketing reais apresentados por empresas no mercado. Nesta edição, os briefings partiram das marcas Club Social, Itaú e Nescafé.
O grupo vencedor do desafio de Nescafé, que teve coordenação da professora Paola Zanchi e apoio acadêmico da ESPM RS, é composto por Luiza Perufo e 3 profissionais da e21: Dimmy Medeiros, Leonardo Rocha e Lucas Paes. E para receber a distinção, vão participar da cerimônia de premiação em São Paulo no dia 7 de novembro.
Segundo Luiza, “foi uma experiência perfeita de trabalho em equipe, um grupo que já foi formado pela prof. Paola Zanchi pensando em uma divisão otimizada do trabalho. Acho que o fator-chave de sucesso foi entender o que cada um poderia agregar de melhor e organizar em cima disso. Eu realizei a parte de design visual e mesmo não conhecendo anteriormente os outros colegas do grupo, a comunicação foi 100%. Vale ressaltar que não nos encontramos presencialmente nenhuma vez, logo, as possibilidades do trabalho remoto não nos limitaram criativamente – um case do futuro.”
Leonardo complementa: “Com certeza, um fator-chave pro sucesso do nosso trabalho foi o entrosamento que já temos por conta do nosso dia a dia, na agência e21. Então, acompanhados da Luiza, que é uma baita designer, fechamos o grupo ideal — e ano que vem, tem de novo.”
O contexto geral do desafio partiu de que estamos vivendo uma realidade em que a Nescafé está perdendo força com o público mais jovem, de menos de 35 anos. Uma realidade em que os seus maiores concorrentes estão ganhando mercado a partir de uma atuação multissegmentar. Uma realidade em que uma marca que se reinventou durante os últimos 70 anos no Brasil, precisava se reinventar de novo.
A proposta da equipe foi baseada no dado de que consumidores de jogos engajam assiduamente com marcas que fazem parte de seu universo. A partir daí, criaram uma estratégia criativa que apoia e impulsiona essa comunidade, mostrando que, com Nescafé, você está sempre pronto pro jogo.
Conheça a campanha “Dê Play no Seu Mundo“:
A partir de uma campanha 360, foi proposto um filme institucional na TV, OOH interativo e multissensorial e uma presença digital nunca antes vista. Ações com influenciadores do universo gamer, parceria com a Twitch e um jogo mobile para estar no top 1 da App Store e da Play Store em 2024.
“Através de uma estratégia ousada para o perfil de uma marca tão tradicional, inserimos a Nescafé no universo gamer! A ideia do reposicionamento foi ir na contramão do que normalmente é feito. Como o público gamer no Brasil é gigante, pensamos que a Nescafé precisava dar “play” nesse mercado.” disse Paola Zanchi, professora orientadora do projeto.
A ideia criativa, o planejamento estratégico e toda a execução da campanha foi justamente com o objetivo de envolver o universo gamer brasileiro de uma forma inédita no segmento. E deixar claro: com a Nescafé, você está sempre pronto para o jogo.
Após a vitória, Lucas Paes fala da sua vivência: “A experiência de poder ter participado do Effie e ter saído vencedor foi incrível. Essa parceria de sucesso se da pela montagem do grupo, temos dois bons redatores, com experiência em grandes campanhas, uma designer qualificada e eu com experiência em atender grandes clientes na e21, começando como trainee e hoje como executivo de negócios. Outro fator muito importante que nos trouxe o resultado positivo foi que além de sermos grandes colegas de aula e trabalho, somos grandes amigos, contribuindo pra sintonia de ideias. Copamos!”
Dimmy finaliza: “Ano passado fui finalista do Effie junto com o Leo. Então chegar na final novamente, por si só, já foi um reconhecimento e tanto. Mas trazer o prêmio para a ESPM RS, que sempre nos apoia e nos incentiva, é muito significante. Falo isso pessoal e profissionalmente: ganhar o Effie é o início de uma trajetória que não vai acabar tão cedo.”