Recarregando para ir muito além.

A e21, tem uma história bastante particular em sua trajetória inicial. Fundada em 1984 por
Luciano Vignoli (então com 20 anos de idade) e um sócio, Arno Engel, a agência começou do
zero absoluto, com nenhum cliente, praticamente, mas com uma visão já de que a
comunicação publicitária – que então vivia seu auge – expandiria seus horizontes e cobriria
outras áreas.

“Mal se falava em comunicação integrada e já testávamos formatos que iam além das
campanhas tradicionais. Discutíamos estratégia, não somente comunicação. Desde cedo
buscávamos influenciar os negócios de nossos clientes e gerar resultados além de awareness.”

– Destaca Luciano.

40 anos se passaram e a revolução digital praticamente varreu muitos dos aspectos clássicos
da propaganda. Manter-se atualizado e dinâmico nesse mercado exige um grau de esforço
bastante grande.

“O Craft se banalizou. Qualquer um pode fazer qualquer coisa: Fotos, imagens, ilustrações,
vídeos, jingles, etc. Qualquer um pode colocar qualquer coisa em qualquer plataforma. Isso
tudo diluiu o poder de realização das agências, gerando uma doce ilusão de que tudo é fácil,
barato e resolutivo. Mas, com a megapoluição de mensagens, o desafio estratégico de ser
relevante nesse mar de insignificâncias traz uma nova necessidade de inteligência estratégica
criativa. E á aqui que a e21 se destaca.”
– Complementa Luciano

Para marcar os 40 anos, a agência criou um verdadeiro programa de atividades com
realizações em diversas frentes:

Open-Day
Na data de aniversário, a agência estará recebendo convidados – clientes, amigos, parceiros de
mercado – para visitar a agência e conhecer os fatos mais significativos dessa história de 40
anos. E também para muita coisa mais:

Lançamento: Livro e21 – Fazendo História(s)
No evento haverá o lançamento de um livro que pretende, através de diferentes crônicas sem
necessariamente ordenamento cronológico algum, relatar de forma leve um pouco do que
aconteceu na agência nesses anos todos de mercado. “Não é um livro biográfico. É um livro
biológico.” – brinca Luciano.

Lançamento de uma nova edição da Revista Creative Showcase
Também na data, será lançado um número atualizado da já tradicional revista da e21 que
revela os trabalhos criativos mais significativos do último ano, trazendo em 100 novas páginas,
sob a forma de pequenos cases, as principais campanhas entregues aos clientes nos últimos
meses.

Lançamento do novo Site
A agência acaba de lançar uma atualização do seu site, em tecnologia mais moderna e com um
aspecto visual totalmente integrado aos padrões de design referentes aos 40 anos.

Nova e21 em SC
A e21 teve um escritório de atendimento em SC, mais precisamente em Blumenau, por quase
20 anos (até a pandemia). Agora, através de uma sociedade com um vitorioso empresário da
comunicação de Itajaí – Marcos Bechtold, presidente da Duna produtora – a e21 abrirá uma
nova agência na cidade. “Não se trata de um escritório de representação. Abriremos uma
agência independente lá, com equipe, clientes e tecnologias próprias.” – Comenta Luciano.

Evento para funcionários
Mais uma vez, como não poderia deixar de ser, o time e21 será a estrela da festa. Haverá um
evento em um rooftop de Porto Alegre para os funcionários, com um show composto por eles
mesmos, com direito a banda da casa e muito mais. Let´s Rock!

Mudança no quadro social
Daniel Ramos, diretor de criação, 13 anos de agência assume participação no quadro social da
agência. Com isso, mais que “somente” a criação da agência ele passa a ser o sócio-diretor
responsável pela gestão de toda a operação da e21

Clientes novos na agência, nos últimos 90 dias:
 Denteck – uma das maiores distribuidoras de equipamentos de climatização do Brasil;
 Gota Limpa – essa tradicional empresa do setor de produtos de limpeza volta pra e21
a partir de 1º. de janeiro;
 Asun – após a campanha de aniversário, vem aí um novo reposicionamento da marca;
 Kyly – aqui a e21 se dedica ao branding estratégico;
 Karsten – além de uma reflexão estratégica sobre varejo, agora vem o projeto de um
lançamento exclusivo;
 Projetos Políticos – a agência acabou de colaborar estrategicamente em vitórias
importantes nas últimas eleições, tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina;

Esse é o espírito “Recharging the future”. Respeitar as raízes e as conquistas históricas, mas
focar em mais ciclos de conquistas.