Uma breve história (e uma reflexão) sobre o tempo
Essa história aconteceu numa edição do Strategy Festival – um tradicional evento de planejamento organizado pela AAAA* – que vale dividir com vocês.
Lá, eles exploram formato interessante e dinâmico de apresentação de conteúdo que são as chamadas “Inspirational Sessions”, uma série de pequenas apresentações de, somente 5 minutos de duração cada uma explorando uma ideia.
5 minutos!
Nela, cada palestrante (na verdade, Young Planners, segundo eles) aborda um tema central (velocidade, mudança, gerenciamento do caos, etc.) e, usualmente, busca alguma analogia para dar contundência e velocidade ao tema escolhido.
Lembremos: em 5 minutos!
Um exemplo disto foi uma palestra de um indiano, um tal de Gautam Ramdurai, então estrategista do Google.
Com o título de “Frugal Engeneering” ou Engenharia Frugal, Ramdurai explorou suas raízes indianas para evidenciar que em seu país, dada a pobreza e à consequente escassez de muitas coisas (de quase de tudo, na verdade) os indianos desenvolvem soluções simples, frugais, geniais para seus problemas do dia-a-dia.
E ele trouxe fotos disto:
Desde um vendedor de rua que mantinha um aquecedor de fatias de pizza cuja base era um antigo ferro de passar roupa, até bicicletas adaptadas para o transporte de galinhas, num arranjo arquitetônico surreal e malabarista, composto por cordas e centenas de caixas de papelão.
Gautam disse que quando veio para os Estados Unidos impressionou-se com a abundância de tudo.
Pensou:
“Será que minha cultura me ajudará aqui?”
Logo achou a resposta, segundo ele.
Há, hoje em dia, uma escassez total e incontornável (ou quase) de um recurso em qualquer lugar do mundo. Esta escassez não é de recursos, de pessoas, de tecnologia, é a escassez do tempo.
Ramdurai enfatizou que, por isto, o tempo, no Google, nunca é desperdiçado.
Soluções simples, baratas, rápidas, funcionais e inteligentes são buscadas para valorizar ele: o tempo.
Objetividade, velocidade, simplicidade.
Mais, com menos.
No Google, como no transporte de galinhas na Índia.
Diferente, mas igual.
*AAAA – ADVERTISING AGENCIES AMERICAN ASSOCIATION- Associação Americana das Agências de Propaganda