A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA MARIO QUINTANA
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Original de Pelotas, na região sul do Rio Grande do Sul, a escola foi sonhada e criada por um professor famoso na região por sua qualificação, criatividade e espírito empreendedor.
Ela nasceu com a proposta de oferecer um ensino altamente qualificado, com padrões competitivos incomparáveis, numa cidade acostumada a níveis elevados de oferta em termos de educação e cultura.
A escola foi pioneira em oferecer aulas em dois turnos – desde a educação infantil até o último nível do ensino médio – e também foi a primeira a oferecer ensino bilíngue, tudo em uma estrutura física impressionante pelo seu tamanho, modernidade e recursos.
Além disso, conta com uma equipe de profissionais capacitada para preparar o aluno para a vida, vencendo o passo inicial de transformação para a vida adulta, que é o ingresso nas melhores universidades brasileiras e, posteriormente, no mercado de trabalho.
Tudo isso tornou a escola a mais diferenciada e inovadora da região, recebendo alunos da cidade local e também de outras cidades como Jaguarão, Rio Grande, Bagé, Pinheiro Machado e Piratini.
No entanto, apesar de toda a sua história de inovação e qualificação, a escola parecia ter estagnado no tempo, permitindo que alguns concorrentes se aproximassem em termos de oferta, capturando alunos que antes eram naturais da “família Quintana”.
Estava claro que a escola precisava reviver seus melhores momentos. Precisava de “uma sacudida”.
Para tanto, a estratégia sugerida pela e21 previu um trabalho em três etapas sucessivas:
1 – Modernização da Identidade Visual da escola. Nesse projeto de rebranding, a escola passou por uma mudança em todo o seu conceito estético, adotando uma marca multifacetada que não se prende mais a uma única formulação. Pelo contrário, ela se adapta aos conceitos de diversidade de sua oferta e de seus alunos, resultando em um conjunto visual rico, dinâmico e multifacetado.
2 – A exploração racional dos diferenciais técnicos estabelecidos, como sua estrutura pedagógica, sua estrutura física (com espaços bem planejados, organizados, alegres, prazerosos e confortáveis), seu pioneirismo e seu acolhimento (onde cada aluno é tratado com especificidade e acompanhamento individual). Essa etapa foi de extrema importância, pois significava uma redescoberta de valores e uma espécie de resgate do seu amor próprio.
3 – A conexão emocional com seus públicos, principalmente alunos, professores, pais e novos alunos. A partir da nova visão e direcionamento estratégico da marca, a e21 foi responsável por criar uma campanha que visava evidenciar que, muito além de uma instituição de ensino tradicional, a Escola Mario Quintana representa um espaço de valorização, onde a jornada de cada um é única e, junto com pais, professores e pessoas que fazem parte desse ecossistema de educação, é vitoriosa. A estratégia desenvolvida pela e21 teve como linha de frente o mote da campanha “Juntos somos melhores. Juntos somos Quintana.”
Essa linha tinha como ponto central reforçar a mensagem de união e colaboração no ambiente escolar, visando o pleno desenvolvimento dos alunos.
Para explorar a nova identidade visual, a escola não poupou esforços e mudou sua fachada, sua sinalética interna, seus elementos de decoração e identificação, impactando verdadeiramente com uma estética atual e energizada.
Para disseminar a mensagem da campanha foi adotado um plano de mídia 360 graus, que inclui ativações em rádio, TV, jornais e esforços substanciais em mídia externa e mídias digitais como TikTok, Facebook, YouTube e Instagram, fortalecendo a presença da Escola Mario Quintana nos canais onde pais e alunos estejam ativamente presentes.
O reconhecimento de todos esses esforços fez com que os índices de retenção de alunos se aproximassem de 100% e que as novas matrículas recuperassem os números dos melhores anos da escola.